Conclusões da área sobre como o cérebro aprende trazem à tona questões tratadas por grandes teóricos da Psicologia, como Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. Saiba como elas podem enriquecer as discussões sobre o ensino.
Por Fernanda Sala
A emoção interfere no processo de retenção de informação. É preciso
motivação para aprender. A atenção é fundamental na aprendizagem. O
cérebro se modifica em contato com o meio durante toda a vida. A
formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é associada a
um conhecimento prévio. Para você, essas afirmações podem não ser
inovadoras, seja por causa da sua experiência em sala, seja por ter
estudado Jean Piaget (1896-1980), Lev Vygotsky (1896- 1934), Henri
Wallon (1879-1962) e David Ausubel (1918-2008), a maioria da área da
Psicologia cognitiva. A novidade é que as conclusões são fruto de
investigações neurológicas recentes sobre o funcionamento cerebral. Continuar lendo
*Contribuição: M.L.
Fonte : Revista Nova Escola
*Contribuição: M.L.
Fonte : Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário